Com certeza, se você está lendo esse texto é porque sabe o que é marketing viral e gostaria de aprender, ou entender melhor como fazer marketing viral.

O bom exemplo de marketing viral é aquele vídeo do bebê dançando, ou do gatinho fofo dentre outros que foram e continuam sendo vistos por zilhões de pessoas. Se pensa assim, saiba que está errado! Você não sabe o que é marketing viral!!!

Embora esses vídeos e outros conteúdos similares tenham viralizado na web, ou seja tenham sido espalhados, replicados centenas de milhões de vezes pela internet, não podem ser considerados marketing viral.

Como fazer marketing viral

 

Marketing viral implica em planejar a publicação de algo, que pode ser um conteúdo, um aplicativo, uma promoção, com o objetivo de ser compartilhado pelo seu público alvo e que tenha relação com o seu negócio.

O marketing viral é uma estratégia interessante por diversos aspectos, ele possibilita aumentar a conversão seja em vendas ou contatos, aumenta sua base de seguidores ou mailing, pode aumentar a relevância da sua página no google, além de baixar seu custo de aquisição de clientes.

Apesar das vantagens, fazer marketing viral pode ser uma faca de dois gumes, ao mesmo tempo que você deve sair de cima do muro oferecendo algo inesperado e às vezes inusitado, precisa se preparar para a repercussão. Fazer ações de marketing viral é assumir riscos e você precisa tomar cuidado para não dar um tiro no pé.

Outra questão que deve ser avaliada para não colocar sua campanha a perder é a capacidade de atender à demanda. Isso significa que não adianta ter um campanha de sucesso e não ter produtos para entregar ou seu site não conseguir atender às solicitações de acesso e terminar derrubado. Tudo isso deve ser previsto no planejamento da sua campanha.

Uma campanha que teve tanto sucesso que até o site da empresa saiu do ar, na verdade foi um enorme fracasso.

Loop Viral

O marketing viral ocorre em um ciclo conhecido como loop viral. Ele pode ter inúmeros passos que também devem ser previstos no planejamento. Fazer o detalhamento do loop viral da sua campanha pode ajudar a identificar onde ela está falhando. Por exemplo você pode ter um formulário, no meio do processo, que faz com que haja desistência do usuário, diminuindo o alcance da sua campanha.
loop viral

Loop viral simplificado

Dicas para fazer marketing viral

  1. Fique atento ao que seu público gosta e compartilha;
  2. Facilite o efeito viral com botões e frases de incentivo;
  3. Cuidado ao pedir os dados da pessoa. Formulários grandes podem inibir o usuário.
  4. Tente atingir um público inicial grande. Quanto maior, melhor.
  5. Mensure. Descubra onde sua campanha pode estra falhando.
Quer aprender mais sobre marketing viral? Participe do nosso Curso de Mídias Sociais.