A InterConectada esteve presente no Atualuxo 2011, um evento que mostrou as tendências do consumo do Luxo.

atualuxo

Vamos as principais palestras:

– Uma década de transformações – Com Yaffa Assouline, Fundadora do Assouline Media e Editora-Chefe do luxuryculture.com, e Christophe Rioux, Diretor do MBA Gestão do Luxo do ISC Paris.
A dupla apresentou as principais mudanças mundiais na última década que impactaram o luxo. Dentre as principais destacamos a revolução digital, que mudou radicalmente a forma de consumir o luxo.

Os Palestrantes mostraram os 10 mandamentos do setor para 2012

I – Irás aos Mercados Emergentes
Não é mais uma opção avaliar a presença nos mercados emergentes, é uma decisão vital para o negócio de luxo.

II – Substituirás a figura do Grande Costureiro
Com o controle das grifes nas mãos dos CEO, as grandes Maison não terão mais uma grande estrela, apenas talentosos; recrutados e exercendo sua criatividade sob o comando dos grandes executivos.

III – Dominarás a arte
A Arte assume papel importante na estratégia de Marketing das empresas.

IV- Consultarás as redes sociais
Criado em 2004, o Facebook revolucionou a maneira como as pessoas interagem na internet, seguido do Twitter e do Youtube. Todas as grandes grifes de luxo usam as redes sociais, mas para 2012, a ordem é usá-las de maneira ordenada e com uma estratégia clara e definida por trás.

V – Combaterás a falsificação
Carlos Ferreirinha disse na abertura do evento que há uma grande dicotomia na China: o maior celeiro de produtos falsificados se tornará o maior consumidor de luxo do mundo.

VI – Desconfiarás do Masstige
O Masstige – termo, popularizado por Michael Silverstein e Neil Fiske no livro Trading Up, resulta da junção das palavras massa e prestígio, e significa literalmente prestígio para as massas – foi amplamente utilizado como ferramenta de Marketing e vendas desde 2004 com a histórica colaboração de Karl Lagerfeld e H&M, mas o alerta é que essa estratégia só deve ser usada se marca e/ou produto permanecer fiel ao seu DNA e com qualidade acima de tudo. Acessíveis sim, sem perder prestígio.

VII – Apoiarás o desenvolvimento sustentável
Fala-se muito de sustentabilidade, mas será que estamos realmente produzindo e comprando produtos ecológicos. O conceito de sustentabilidade se amadurecerá em 2012.

VIII – Cuidarás da arquitetura e do design
Assim como a Arte, a Arquitetura é parte integrante do conceito de luxo.

IX – Inventarás o Luxo do Futuro
O luxo do futuro é o tempo e o espaço. Como oferecer produtos e serviços que exaltam esses atributos?

X- Voltarás ao Brasil
Não há mais dúvida de que o mercado brasileiro é significante para o mercado mundial de luxo. Mesmo não tendo as taxas de crescimento da China, tem mostrado expansão consistente.

-Uma década de Crescimento – Com Cláudia D`Arpizio, sócia da Brain & Co, apresentou os números do mercado mundial e os destaques da última década com principal destaque para o Brasil e China que saíram intocados pela crise de 2008.

– Mercados emergentes: novos consumidores, novos comportamentos – Com Stéphane Truchi, CEO do IFOP, Instituto Francês de Opinião Pública, apresentou os resultados do Projeto Living Luxury, um estudo do comportamento dos consumidores dos mercados emergentes: Rússia, China, Índia e América Latina, conduzido em parceria com a MCF no Brasil, Argentina e México. Os dados sugerem que as empresas de Luxo devem ter consciência de que estes são mercados distintos entre si e precisam desenvolver estratégias diferentes para cada perfil de consumidor.

A manhã do segundo dia foi totalmente dedicada ao case da África do Sul, tanto da parte de infraestrutura, quanto do turismo.

Na parte da tarde tivemos a que foi, com certeza, a pior apresentação, da Christine Laï, Presidente da Associação dos Fabricantes Franceses, que além da deselegância de fazer uma apresentação dos slides em francês, criticou seriamente a internet.

Mais tarde a americana Kathy Thornton-Bias, Diretora-geral da Divisão de Varejo do MoMa, fez uma das mais bem humoradas apresentações, mostrando o case de como o MoMa, atraindo o consumidor pelo Design.

Para fechar o dia tivemos o bate-papo entre o Carlos Ferreirinha e o empresário Rogerio Fasano, sobre a história do grupo, bem como da obsessão pela perfeição. Sobre a excelência em serviço.

– Geração Millenium, Christina Smedley, líder global de consumo e marketing da Edelman, mostrou um estudo de como os jovens nascidos entre 1980 e 1995 consomem o luxo.

De acordo com o estudo, estes consumidores têm maior nível de instrução e são fiéis às marcas. Além da compra coletiva, o social commerce também é utilizado por esta geração, tanto online, quanto nas lojas, uma vez que 60% estão sempre acompanhados de amigos em suas compras.

Além dos amigos, os Millenium querem marcas parceiras. Empresas que tenham causas que contribuem para a melhoria do mundo. Outro dado relevante da pesquisa é o que indica que mais da metade evita mostrar os logotipos das marcas.

– Como a Classe “C” consome o luxo – com Renato Meirelles, sócio-diretor do Data Popular, mostrou como podem ser clientes em potencial para o mercado de luxo, não é claro para helicópteros, nem carros de extremo luxo, mas segundo pesquisas 73% dos consumidores de perfumes acima de R$ 500,00 é formado pela classe C.

O evento foi muito interessante e, com certeza, mostrou que a internet, principalmente as redes sociais, é o caminho para as empresas. Converse conosco e veja o que podemos fazer por você, sua empresa, produto ou serviço. Clique aqui e fale conosco!