Monitorar as redes sociais da sua empresa é fundamental para ajudar a compreender o posicionamento da sua marca, produto ou serviço no mercado, também trás informações relevantes sobre as ações realizadas e auxilia no planejamento de novas ações. No texto Porque monitorar redes sociais é importante? trouxemos alguns números interessantes que mostra a visão de grande empresas sobre o assunto.
Aqui vão seis motivos para fazer o monitoramento
1 – Necessidades do consumidor – monitorar palavras e expressões chave na redes pode ajudar a descobrir os desejos, anseios e necessidade do seu público alvo.
2- Concorrência – através do monitoramento podemos descobrir quando surge um novo concorrente ou ainda o que nossos concorrentes estão fazendo. O que estão falando sobre nossa concorrência, evitando os mesmos erros e aprendendo com os acertos. É possível até prever lançamentos de novos produtos e ações que estão por vir.
3- Insatisfação – monitorando as redes é possível descobrir reclamações e sanar o problema antes que vire uma bola de neve. As redes são como o boca a boca antigo, só que exponencialmente maior.
4- Planejamento de ações – monitorando o ambiente é possível planejar melhor suas ações pontuais. Você já conhece o cenário e pode fazer seu planejamento de forma mais segura.
5 – Buzz positivo – aproveitar as menções positivas sobre sua empresa, divulgando e aumentando o alcance delas.
6- Retorno do investimento (ROI) – monitorar o que acontece antes, durante e depois de uma campanha oferece números que podem ajudar a mensurar o retorno do investimento.