O primeiro passo para se ter uma estratégia de sucesso para mídias sociais, não é diferente do usado no mundo real, é preciso determinar quem é o seu público alvo. Sabendo para quem você está criando, o próximo passo é determinar quais canais você irá utilizar. As opções são inúmeras e é necessário estudar cada uma delas: Facebook, Twitter, Orkut, Blog, Google +, Foursquare, Flickr, Youtube etc.
Caiu na rede é peixe!
Quando você opta em colocar sua empresa no mundo digital não basta criar perfis é preciso colocar tudo para funcionar a favor do seu negócio. Conteúdo relevante é a palavra chave.
Ninguém vai curtir uma página no Facebook que não é atualizada, ninguém vai seguir o Twitter se ele for parado, ninguém vai participar de comunidade ou grupo onde não há movimento.
Antes de serem ferramentas de marketing, as mídias sociais são ferramentas de comunicação e pensando assim o conteúdo, para que tenha relevância, precisa ser criado com a colaboração de quem entende muito do core business da empresa.
- Nem só de promoções vivem as redes sociais, ofereça dicas e informações, mas cuidado para não falar o tempo todo do seu próprio negócio.
- O termo “sociais” diz tudo. Socialize e não esqueça de interagir.
- Cuidado com as promoções, elas podem ser excelentes, mas são imprevisíveis. O que você prometer terá que cumprir, é a imagem da sua empresa.
- A linguagem utilizada nas redes sociais deve ser adequada ao perfil da empresa e do público.
- Atenção com o posicionamento tomado em momentos específicos como uma demanda inesperada, gestão de crises, fakes etc. Meça suas decisões, na internet não dá para voltar atrás. `