No dia 8 de fevereiro o Seu Barriga, personagem do seriado Chaves, morreu e se tornou o assunto mais comentado no Twitter no Brasil e no mundo.
Durante a palestra, Bate-papo: Desafio aceito: como espalhar um hoax na internet?, realizada no Palco Mídias Sociais da Campus Party o blogueiro Cid do Não Salvo propôs “matar” uma personalidade para mostrar o poder da internet. A personalidade escolhida foi o Seu Barriga, e a proposta, chamada de desafio aceito, foi twittar lamentando a morte do Seu Barriga usando a hashtag #RIPSEUBARRIGA. Também foi alterado na Wikipedia (por 5 min), para dar “credibilidade” à notícia.
Resultado:
Em dois minutos #RIPSEUBARRIGA estava nos TTs Brasil
Em quatro minutos #RIPSEUBARRIGA estava nos TTs mundial
Vários portais sérios deram a notícia como verdadeiras e no dia seguinte jornais impressos também a publicaram.
O que isso prova?
- Que gastar milhões para criar buzz não é necessário;
- Para criar buzz é preciso despertar o interesse nas pessoas;
- Que na internet uma notícia basta parecer verdadeira;
- Que notícias negativas despertam interesse;
- Que a internet potencializa o comportamentos que sempre existiram.