Mais uma vez a rede de academias Smart Fit, do Grupo Bio Ritmo, pensa fora da caixinha e traz uma sacada bem interessante no âmbito do marketing digital: um bloqueador de anúncio calórico. A ideia é simples, não é nova, mas ainda não havia sido usada desta forma, e pode impactar milhares de pessoas, além dos alunos da rede.

Hoje a grande maioria das academias ainda engatinha no que se refere ao marketing digital. Muitas não têm sequer um site bem feito, e as redes sociais são um desastre. Já falei aqui sobre a importância da cultura digital na academia e como é possível tirar proveito sem gastar muito.

O fato é que o tempo passa e aumenta o gap entre academias que investem e se preocupam com o marketing digital, daquelas que ainda o enxergam como mais uma despesa.

bloqueador-anuncio-calorico

Como funciona o bloqueador de anúncio calórico

F.A.T. Blocker – Filtro Anti-Tentações, bloqueador de anúncio calórico da Smart Fit é um plugin, disponível na Google Chrome Store que ao ser instalado, não permite que anúncios de habúrguer, pizza, sobremesa, churrasco, biscoito, sanduíche, refrigerante e salgados apareçam enquanto navega.

Para cada banner bloqueado e a cada alimento evitado, o plugin gera uma mensagem de incentivo, como: “Menos um anúncio calórico”, “Mais um motivo para você vir treinar” ou, então, “Anúncio calórico eliminado. Xô, tentação!”. E claro que o nome da academia vem vinculado à mensagem! Nesse texto explico mais detalhadamente sobre o funcionamento.

O que podemos aprender com essa ação da Smart Fit

Acredito que a maior lição passada pela Smart Fit com esse bloqueador de anúncio calórico é que o marketing digital vai muito além do site, redes sociais, vídeos, e-books, ads, e-mail marketing e afins.

Nos cursos e palestras que ministro, uma das primeiras e mais polêmicas questões que levanto é que não existe marketing digital, o que existe é marketing feito em um ambiente novo (o digital). Que precisamos conhecer esse ambiente e as ferramentas disponíveis, mas que antes disso temos que conhecer um mínimo de marketing, aquele dos livros do Kotler.

O marketing é só um, ele trata sobre necessidades e desejos do consumidor. Se a necessidade não existe e/ou o desejo não está muito claro na cabeça dele, o marketing usa estratégias para criar essas necessidades. Leia um pouco sobre a Apple para compreender sobre isso. Foi exatamente o que a Smart Fit fez com esse plugin.

Vale a pena investir em apps e plugins?

Há três anos, ouvi em palestras da IHRSA Fitness Brasil, que se a academia não tivesse um plugin estaria fadada ao fracasso. Muita calma nessa hora, pois não é bem assim que as coisas funcionam.

O investimento em apps e plugins, como esse bloqueador de anuncio da Smart Fit, exige um bocado de dinheiro, pois é necessário contratar um desenvolvedor para criar a ferramenta, além de outros custos envolvidos. Aí começa a discussão sobre o retorno do investimento, que se for bom, vale a pena, mas isso é óbvio!

A questão é, o que você deseja, qual o seu objetivo ao disponibilizar para seus clientes um app ou plugin? E a pergunta que você deve fazer é: qual a utilidade desse app ou plugin para as pessoas? Porque elas o usariam? Isso é fundamental, pois se não for útil, não será usado e seu objetivo não será atingido.

O bloqueador de anúncios da Smart Fit cumpre com esses requisitos, pois tem utilidade para os usuários, portanto será instalado e gera retorno em visibilidade para a marca, não só no número de vezes que o nome da academia irá aparecer na tela do usuário, cada vez que um anúncio for bloqueado, mas em espaço na mídia (como esse), que fala sobre o plugin e a marca, visibilidade nas redes sociais etc. Foi criada uma campanha publicitária para lançar o plugin, tudo foi pensado nos menores detalhes.

Portanto, tenho duas recomendações:

1- Se você tem uma ideia muito legal como essa, vá em frente. Se for desenvolver um app ou plugin, só por desenvolver, guarde seu dinheiro e invista em outra coisa.

2- Olhe para a sua presença digital, você tem o básico? O que você tem funciona direito? Se respondeu não a qualquer um desses questionamentos, guarde sua ideia para um momento melhor e invista seu dinheiro para que o básico funcione corretamente.