O link permanente é o endereço das páginas internas do seu site ele é formado pelo seu domínio / alguma coisa. É de fundamental importância quando vamos criar um site que a estrutura desse link permanente seja pensada. Quanto mais simples e direta melhor, mas sempre usando as palavras chave relacionadas com o conteúdo daquela página. Isso é determinante para que seja encontrado pelos buscadores.
Links permanentes de sites, blogs devem conter o domínio / título da página ou postagem, quando se trata de um e-commerce, principalmente se tem uma grande variedade de produtos acrescentar a categoria facilita na organização.
Link permanente: cuidados ao fazer a mudança
O problema acontece quando a estrutura do link permanente não foi pensada, o site já está funcionando e vemos a necessidade de fazer mudanças para ajudar na indexação. Neste caso não basta mudar a estrutura, pois isso significa que estará modificando o endereço daquela página, que mesmo mal indexada, passará a não ser encontrada pelo buscador, retornando um erro 404. O que gera uma experiência ruim para quem busca por ele e pode acarretar em uma penalização pelos buscadores, sendo pior do que manter a estrutura de link permanente ruim.
A solução para isso é criar um redirecionamento 301 para suas páginas. Ou seja, você avisa para os buscadores que toda vez que forem entrar na página X, na verdade estão querendo entrar na Y. Esse processo é relativamente simples de ser feito, mas pode dar muito trabalho quando existem muitas páginas para modificar.
Para quem usa o WordPress existem plugins que auxiliam essa mudança. Aqui na Interconectada usamos o SEO Redirection, mas é possível fazer o redirecionamento acrescentando um código no arquivo .htaccess do seu site, como a estrutura abaixo: