Planejar é o primeiro passo o sucesso de suas ações. Não! Planejar é o primeiro passo para não tornar suas ações uma grande bagunça desconexa. Isso vale para tudo, e nas mídias sociais não é diferente.
Fazer o planejamento para mídias sociais só vai diferir do restante em um aspecto, não adianta pensar a longo prazo. No mundo digital tudo acontece muito rápido, portanto mesmo um planejamento bem feito, ainda que não tenha prazo de validade, terá que ser revisto com frequência.
Dicas de como fazer planejamento para mídia social
- Analise o produto/serviço/empresa. Onde você está e onde deseja chegar.
- Defina o seu objetivo. O que você quer? Mais curtidas, mais seguidores, vender mais, mais acessos no seu blog?
- Qual é o seu publico alvo? Homens, mulheres, ambos? Qual a idade? Onde vivem? Quais suas preferências?
- Quais canais podem atender melhor aos seus objetivos? Facebook, Twitter, Pinterest, blog?
- Quais os tipos de publicação que você fará para cada tipo de canal. Por exemplo, o Youtube pode ser excelente para você, mas se não consegue produzir vídeos é melhor se concentrar em outro tipo de canal.
- Crie um calendário para suas publicações, isso inclui não só datas, mas horários e conteúdo também.
- Defina como irá medir seus objetivos. Não adianta traçar metas se não consegue saber o que está dando retorno.
Está com dificuldade em fazer um planejamento para mídia social? Quer saber mais sobre esse assunto? Participe do nosso Curso de Mídias Sociais.