Ontem, dia 15 de setembro, Mark Zuckerberg fez uma apresentação na qual falou sobre o botão”dislike” (não curti) e disse que algo parecido será disponibilizado em breve. O botão “dislike” é um pedido antigo dos usuários do Facebook, no entanto existe uma preocupação de Zuckerberg em como esse botão seria utilizado, a intenção é que seja algo positivo.

Quem nunca se deparou com uma postagem de algo terrível e sentiu falta de um botão para se manifestar? Dar um like, por exemplo, em um post no qual seu amigo comunica o falecimento do pai, parece bem estranho. Por outro lado se publico sobre uma tragédia e meu amigo clica no “dislike”, significa que ele não gosta da tragédia, não gosta das vítimas ou não gosta da minha atitude em publicar? E é nessa linha que o CEO do Facebook fala sobre essa necessidade de haver uma forma positiva e clara de se manifestar para algo negativo, mas não necessariamente um botão “dislike”.

dislike

Qual impacto um botão dislike no Facebook poderia gerar na sua página

Embora o assunto do botão “dislike”, seja dado como certo, por muitos portais e sites especializados em internet é possível que não seja exatamente ele que teremos disponibilizados em breve, pois poderia ser um tiro no pé. O próprio Mark Zuckerberg, em uma apresentação semelhante feita em dezembro disse que um botão “dislike” é uma proposta complicada. Ele afirmou também que não quer transformar o Facebook em um fórum no qual as pessoas votam para cima ou para baixo.

Impacto nas notícias

O Facebook é um dos maiores, se não o maior gerador de tráfego para notícias. Se por um lado uma notícia com muitos likes e dislikes indicaria que existe polêmica ali e poderia aumentar o tráfego para ela, por outro lado poderia gerar um tráfego menor para notícias com muitos dislikes.

Impacto em páginas de empresas

O maior problema que poderia ser enfrentado aqui seriam com os haters, pessoas que por algum motivo odeiam a sua empresa e sairiam clicando no botão, em todas as publicações, o que dependendo do volume prejudicaria a sua marca.  Hoje isso acontece por meio de comentários, que podem ser ocultados ou ter palavras ofesivas bloqueadas, mas no caso de um clique, não haveria o que fazer.

A solução aqui seria a mesma de sempre. As redes sociais são um reflexo do trabalho que você faz no ambiente offline. Se você tem pouco ou nenhum problema com os seus clientes, não terá ninguém reclamando na sua página. Justamente ao contrário, em casos excepcionais, consumidores estariam defendendo a marca de reclamações eventuais, como já vimos acontecer inúmeras vezes.

Por isso invista em formas de resolver problemas que são recorrentes no seu negócio ao invés de perder tempo (e dinheiro!) apagando incêndios nas redes sociais.

Botão “empatia”

Parece o Facebook esbarra em um grande desafio: encontrar o botão correto que use uma palavra que tenha o mesmo signficado em diversos idiomas.

O que é mais provável que aconteça é a criação de um botão que possa indicar empatia. Alguma palavra que ao ler fique entendido que o rementente é solidário com a tristeza da história. Uma possibilidade seria dar a opção de quem publica o posts com determinadas palavras (morreu, faleceu, dor, demitido etc) de substituir o like por esse botão.

Hoje, posts que exprimem a tristeza do usuário, são vistos pelo algoritimo do Facebook como algo com pouca relevância, justamente por apresentarem poucos likes. Um botão “empatia” poderia dar a verdadeira dimessão para essa publicação, pois possibilitaria um maior engajamento, sem parecer estranho, para quem lê, que alguém curtiu uma situação triste ou negativa.

No momento a única certeza que temos é que algo novo vem por aí. Nas palavrade Mark Zuckerberg “Nós temos uma idéia que acho que vamos estar prontos para testar em breve, e dependendo de como for, nós vamos estendê-lo de forma mais ampla.”

Aqui está o vídeo no qual Zuckerberg  comenta sobre o assunto

 

O fato é que o segredo do sucesso no Facebook continuará o mesmo, independente do tipo de botão e interação que vem por aí: conteúdo relevante. Se o conteúdo da sua empresa é relevante para o seu público, irá gerar engajamento, não importando o que aconteça.

Nós da InterConectada temos a solução sob medida para o seu negócio. Fazemos gestão de conteúdo, planejamento e monitoramento em mídias sociais, ações promocionais, SAC e gestão de crises. Também oferecemos a consultoria e treinamento para a sua equipe usar as mídias sociais de maneira eficiente.

Entre em contato conosco, teremos prazer em apresentar nossas soluções para o seu negócio. Agende uma visita!