Facebook diminui alcance das publicações feitas nas fan pages e admite que se quiser que as postagens cheguem à um número maior de pessoas em sua base de fans será necessário pagar por isso.
O que é alcance
Alcance é o número de pessoas que viram uma publicação. A publicação é contabilizada como tendo alcançado alguém quando é exibida no Feed de notícias. Os números se aplicam aos primeiros 28 dias após a criação da publicação e incluem pessoas que visualizam a publicação em computador desktop e no celular.
Existem dois tipos de alcance: orgânico e pago
- Orgânico – número de pessoas que viram a publicação no Feed de notícias ou na Página, incluindo pessoas que a viram a partir de uma história compartilhada por amigos assim que eles curtiram, comentaram ou compartilharam sua publicação, responderam a uma pergunta ou a um evento
- Pago – número de pessoas que visualizaram a publicação por meio de um anúncio
É justamente o alcance orgânico que está chegando a um número menor de pessoas.
A solução dada é anunciar no Facebook
Em um documento enviado pelo Facebook, em novembro de 2013, para os parceiros e obtido pela AdAge a empresa afirma:
“Esperamos que a distribuição orgânica de mensagens de uma página individual diminua gradualmente ao longo do tempo assim como nós trabalhamos continuamente para garantir que as pessoas tenham uma experiência significativa em o site. “
Essa é uma postura bem diferente da adotada um ano antes quando o Facebook afirmou que as mudanças no algorítimo eram para diminuir a quantidade de spam, deixando claro que não foram feitas com o objetivo de estimular a compra de publicidade no site.
No novo documento a empresa conclui afirmando que deve ser considerada a distribuição paga para garantir a entrega das postagens no feed de leitura.
Esse documento também da dicas de como tornar as publicações mais eficazes, sempre se valendo das ferramentas de publicidade.
Será que essa é a única solução? Seu conteúdo orgânico será visto por um número cada vez menor de pessoas?
Conteúdo de qualidade ainda é a solução
Embora seja verdade que o conteúdo orgânico irá atingir um número menor de pessoas a solução continua sendo a distribuição de conteúdo de qualidade.
Um bom conteúdo gera engajamento, que é a interação do público com o seu conteúdo, seja através de curtidas, compartilhamento ou comentários e pode atingir um número maior de pessoas do que aquele que as publicações anteriores à essa mudança alcançavam e algumas vezes maior até do que o conteúdo pago. É o que chamamos de viralização.
A distribuição orgânica será mais forte para conteúdos com maior engajamento.
Isso significa apenas que se você não está disposto a pagar para aumentar o alcance das suas publicações deverá se empenhar mais na administração da sua página e fazer a lição de casa direitinho.
- Invista na produção de conteúdo criativo;
- Analise sua base de seguidores e com o que eles se identificam;
- Aproveite o que está na “boca do povo” para aumentar o engajamento. Surfe a onda!;
- Aproveite a conversa com seu público, interagindo em tempo real. Isso exige um monitoramento efetivo da página.
- Não dependa exclusivamente do Facebook. Use outras redes e lista de e-mails.