Há pouco mais de um mês o Facebook colocou avisos nas fan pages que a quantidade de fãs poderia diminuir pois encerrariam contas de perfis falsos e inativos. O objetivo dessa medida, segundo o próprio Facebook é garantir  a autenticidade do site.

São milhares de perfis falsos que tem sido excluídos, em uma ação semelhante tempos atrás, algumas páginas como do Texas Holdem Poker Zynga chegaram a perder 96 mil likes! Artistas também viram sua base de fãs despencar: Lady Gaga – 31.700, Rihanna – 22.000, Justin Bieber quase 18.000 fãs a menos.

perfis falsos

De onde vem tantos perfis falsos?

As pessoas entendem que ter uma página lotada de fãs é algo positivo, o que é verdade desde que essas pessoas sejam realmente fãs da sua marca/serviço/produto, o que não é muito difícil de entender o motivo. Ocorre que no mundo real de quem trabalha com as redes sociais, convencer o consumidor de que será realmente interessante curtir aquela página, seguir aquela marca, não é tão fácil assim. Exige um trabalho árduo de criação de conteúdo, publicação e análise de dados, para reiniciar o processo novamente, que muitas vezes é pautado na tentativa e erro e quem nem sempre traz os resultados rápidos e esperados.

Para contornar esse problema em demorar a mostrar resultados para os clientes ou então para se passar por uma marca popular, alguém teve a brilhante ideia: e se criassemos perfis falsos? Eles enxeriam de gente as página, poderiam até interagir, gerando engajamento e assim conseguimos apresentar os resultados desejados. Isso sem contar com aqueles que precisam aparentar formadores de opinião para receberem patroccínio em suas páginas como ocorre com muitas webcelebridades.

Essa prática vai desde aqueles que criaram poucos perfis para ajudar a alavancar a página com o objetivo de estimular a interação dos outros através da sua interação até empresas que vendem pacotes de likes, isso mesmo pacotes. Semanalmente chegam propostas desse tipo nos nossos e-mails, assim como somos consultados para prestarmos tal serviço. Nós não fazemos, prezamos a ética, mesmo que isso já nos tenha custado perder a conta de grandes clientes.

Eu nunca comprei likes, porque perdi fãs?

Essa limpeza atingiu também aqueles perfis que estão inativos. Pessoas morrem, desistem da rede, esquecem suas senhas, criam outro perfil e abandonam o primeiro etc e assim eles ficam inativos e agora estão sendo excluídos pelo Facebook. Além disso os próprios perfis falsos precisam curtir várias páginas aleatoriamente, para se passar por verdadeiro. Por isso que mesmo páginas que nunca compraram likes também tiveram uma queda em sua base, mesmo que bem pequena.

A medida de acabar com perfis falsos é benéfica. Faz com que os dados de estatística da página sejam reais e não mais maquiados como até pouco tempo. Obriga também a sermos mais criativos em nossas ações, criando conteúdos relevantes para conseguir melhores resultados ou que então coloquemos nosso dinheiro em publicidade que se bem dirigida traz excelentes resultados e público qualificado para sua página.

Afinal uma página cheia de perfis falsos é na verdade uma página vazia.