Desde 2014 o Google decidiu priorizar nas buscas site responsivo ou aqueles que apresentam versão mobile. Esse critério foi somado aos outros mais de 200 fatores para usados em seu algoritmo para ranquear os sites na busca e tem um peso bastante significativo.
O que é um site responsivo?
Site responsivo é aquele que se adapta ao dispositivo pelo qual está sendo acessado. A estrutura do site se reorganiza quando é mostrado em um tablet ou em um monitor com tamanho menor. No smartphone, por exemplo, é possível ler os textos sem precisar ampliar e também clicar com facilidade em botões de navegação. (Esse site é responsivo, experimente acessá-lo em dispositivos diferentes e veja a diferença!).
O objetivo do Google é dar prioridade nas buscas aos sites que proporcionam uma melhor experiência de navegação para seus usuários. Simples assim!
Veja o que o Google disse sobre o tema:
“À medida que mais pessoas usam dispositivos móveis para acessar a internet, os nossos algoritmos precisam se adaptar a estes padrões de uso… Esta alteração afetará as buscas móveis em todo o mundo e terá um impacto significativo em nossos resultados de pesquisa. Consequentemente, os usuários terão mais facilidade para obter resultados relevantes, de alta qualidade de pesquisa e que são otimizados para os seus dispositivos.”
Crescimento no acesso mobile
A decisão do Google aconteceu devido ao aumento nas buscas feitas a partir de dispositivos móveis. Para entender melhor a importância de investir em um site responsivo veja os números abaixo.
- Em agosto de 2015, em todo o mundo havia 7,1 bilhões de linhas móveis;
- Brasil foi o maior mercado de Internet móvel da América Latina em 2015;
- Os aplicativos foram os principais responsáveis pelas compras móveis do Brasil no segundo trimestre de 2015.
- Os principais varejistas online conseguiram uma média de 25% de suas compras feitas por meio de smartphones ou tablets. Em 2013 eram apenas 15%.
Não ter um site responsivo é estar cada vez mais distante dos seus consumidores. Ter um site difícil de navegar nos dispositivos móveis, pode significar a morte da sua empresa em um futuro próximo. Para saber se seu site é responsivo clique aqui e faça o teste. Para saber mais como ter um site responsivo, clique aqui.