O Google anunciou nesta quarta-feira, na sua conferência Google I/O, em San Francisco atualizações para a sua plataforma de rede social Google+, incluindo um novo design de imagem se assemelha Pinterest e layout parecido do Facebook. A empresa fez algumas melhorias para o Google+, como parte de um esforço para torná-lo mais inteligente e intuitivo, com a ajuda de fotos maiores e hashtags relacionadas.
A atualização inclui um layout de várias colunas. Dependendo do tamanho da tela e orientação – e que tipo de dispositivo que você está usando – haverá uma, duas ou três colunas. Fotos viram o centro do palco e preencher toda a largura da tela, como parte de um esforço para tornar mais fácil para os usuários.
O Google também está adicionando hashtags relacionadas ao fluxo. Se você está seguindo uma equipe esportiva, Google+ vai marcá-lo para você, adicionando, por exemplo, #SFGiants. “Nos bastidores, nós também vamos identificar e classificar as conversas relevantes em toda a rede”, disse o Google. “Quando você clicar na hashtag relacionada, vamos virar o cartão, e deixá-lo navegar em linha de conteúdos relacionados.”
Uma série de ferramentas já conhecidas por quem edita imagens foram adicionadas. Todas as mudanças, como melhoria de cores, suavização de imperfeições na pele e redução de ruídos são feitas automaticamente. Também há um algoritmo que identifica e elimina imagens sem foco ou borradas.
Outra ferramenta legal é o Auto Awesome, que conta com cinco efeitos: Smile, HDR, Mix, Panorama e Motion. Esse último reconhece imagens parecidas – por exemplo, tiradas com disparo contínuo – e cria um GIF no álbum com todas elas. Além de tornar as imagens mais bonitas, o Google+ também quer organizar seus álbuns. Da mesma forma que ele reconhece o que está numa foto na timeline para criar uma tag, também reconhece locais nas fotos que você fizer upload e os rostos das pessoas nelas.
Assim, organiza o álbum priorizando quem está nas fotos – a lógica é que, se há mais fotos de uma determinada pessoa que de outra, você gosta mais dela. Então, a foto fica no começo. O Google anunciou 190 milhões de pessoas agora estão ativos na corrente Google+, enquanto 390 milhões são ativos no Google. As mudanças devem estar disponíveis a partir de hoje no Google+. O que você acha do novo design Google+? Deixe-nos saber nos comentários.