Em sua quarta edição o Sculp analizou os horários nobres em três principais redes sociais. Para chegar ao números apresentados nessa quarta edição a empresa monitorou 86.489.600 posts entre Facebook (40,9%), Twitter (57,2%) e Instagram (1,9%) em 2013.

O que o estudo mostra é um apanhado geral do comportamento nessas redes sociais no Brasil. É importante entender esse comportamento, pois ele pode ser útil para nortear ações nas redes sociais, mas nunca podemos deixar de considerar o comportamento do nosso público alvo, olhando para dentro e não apenas considerando o macro.

Infográfico horários nobres nas redes sociais

Preparamos um infográfico com o comparativo com as médias de postagens durante a semana. Aqui você poderá ver o estudo completo feito pelo Sculp.

infografico horario nobre redes sociais

O estudo destacou que:

No Facebook os horários em que os usuários mais entram na rede se concentram um pouco antes do horário de almoço, entre 11h e 12h e um pouco antes de sair do trabalho, entre 16h e 17h. No Twitter, os dias preferidos para twittar são as terças, quartas e quintas e no Instagram a preferência fica pelas publicações nos finais de semana e durante a semana, no período da noite..

O que fazer nos horários nobres nas redes sociais

Os horários nobres nas redes sociais servem para nortear o nosso trabalho em relação aos melhores dias e horários para publicação de posts.

O óbvio, quando analizamos o gráfico, é fazer nossas publicações nos horários e dias de pico, pois significa que existem mais pessoas acessando as redes, no entanto também significa que existem mais publicações e com isso aumenta a concorrência. Ou seja as pessoas estão nas redes sociais e suas timelines lotadas de novas publicações.

Temos duas dicas para aproveitar melhor a informação desse estudo:

  1. Não descuide do seu conteúdo. Independente da quantidade de informações em uma timeline, as pessoas buscarão aquilo que desperta mais interesse. Aposte em conteúdo relevante.
  2. Teste. Faça publicações em diversos dias e horários, e observe o resultado. O teste também serve para o tipo de publicação feita.

O trabalho é árduo, a concorrência é grande, mas o resultado é recompensador!