Em sua quarta edição o Sculp analizou os horários nobres em três principais redes sociais. Para chegar ao números apresentados nessa quarta edição a empresa monitorou 86.489.600 posts entre Facebook (40,9%), Twitter (57,2%) e Instagram (1,9%) em 2013.
O que o estudo mostra é um apanhado geral do comportamento nessas redes sociais no Brasil. É importante entender esse comportamento, pois ele pode ser útil para nortear ações nas redes sociais, mas nunca podemos deixar de considerar o comportamento do nosso público alvo, olhando para dentro e não apenas considerando o macro.
Infográfico horários nobres nas redes sociais
Preparamos um infográfico com o comparativo com as médias de postagens durante a semana. Aqui você poderá ver o estudo completo feito pelo Sculp.
O estudo destacou que:
No Facebook os horários em que os usuários mais entram na rede se concentram um pouco antes do horário de almoço, entre 11h e 12h e um pouco antes de sair do trabalho, entre 16h e 17h. No Twitter, os dias preferidos para twittar são as terças, quartas e quintas e no Instagram a preferência fica pelas publicações nos finais de semana e durante a semana, no período da noite..
O que fazer nos horários nobres nas redes sociais
Os horários nobres nas redes sociais servem para nortear o nosso trabalho em relação aos melhores dias e horários para publicação de posts.
O óbvio, quando analizamos o gráfico, é fazer nossas publicações nos horários e dias de pico, pois significa que existem mais pessoas acessando as redes, no entanto também significa que existem mais publicações e com isso aumenta a concorrência. Ou seja as pessoas estão nas redes sociais e suas timelines lotadas de novas publicações.
Temos duas dicas para aproveitar melhor a informação desse estudo:
- Não descuide do seu conteúdo. Independente da quantidade de informações em uma timeline, as pessoas buscarão aquilo que desperta mais interesse. Aposte em conteúdo relevante.
- Teste. Faça publicações em diversos dias e horários, e observe o resultado. O teste também serve para o tipo de publicação feita.
O trabalho é árduo, a concorrência é grande, mas o resultado é recompensador!