A mensagem foi clara: torne-se um influenciador digital ou morra. Como se tornar um influenciador digital foi o tema do I Workshop de Comunicação Digital promovido pela Volkswagen do Brasil, do qual tive a honra de participar na semana passada. O evento teve como público alvo os Jornalistas do setor automotivo e a imagem que tive foi da metáfora do sapo e da água quente. O ambiente está mudando, a água está prestes a ferver e o sapo prestes a morrer.

Embora eu entenda nada de automóvel, na Interconectada sou responsável pelas estratégias digitais, inclusive do Site BlogAuto e por isso fiz questão de participar para ouvir o que a Volkswagen tinha a oferecer para nos ajudar. Como um primeiro workshop, fique muito satisfeita, reforçou que estamos no caminho certo e deu alguns insigths que já estamos colocando em prática. Espero que venham outros que ajudem a aprofundar assuntos mais específicos que impactam diretamente na saúde financeira do BlogAuto: os anúncios. Sobre isso, pude conversar com Renato Acciarto, Gerente de Comunicação Corporativa da Volkswagen, que deixou claro que a forma de anunciar mudou, está mais justa para ambos os lados e tem uma estreita relação com o tema desse evento.

As palestras foram ministradas por representantes do Facebook/Instagram, Google, Youtube e da Agência Ideal H+K Strategies que deram dicas preciosas de como o jornalista pode aumentar a visibilidade de suas publicações na internet e se tornar um influenciador digital. Todos deixaram claro em suas falas (e números!) a importância do mobile nesse processo. A visibilidade é o que transforma a pessoa comum em um influenciador digital e está diretamente relacionada a forma como o jornalista e/ou o veículo pode ganhar dinheiro, nesse momento de transformação.

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Dicas dos especialistas para se tornar um influenciador digital

Dicas da Gerente de parcerias do Google, Carol Soler.

A forma das pessoas consumir informação mudou muito, por conta do mobile. É cada vez maior a quantidade de pessoas que acessam a internet por um smartphone.

  • Um usuário checa o telefone em média 150 vezes por dia. Cerca de 117 minutos diários;
  • 53% das pessoas abandonam um site que demora mais de 3 segundos para carregar;
  • É preciso ajustar o conteúdo à audiência que você deseja atingir, conforme a plataforma e o público;
  • O conteúdo leva a decisões de compra.

Nesse contexto ela apresentou algumas soluções, com destaque para o AMP, que reforçam o posicionamento do Google nos últimos anos em relação ao algoritmo usado no buscador: prevalece a experiência do leitor.

Dicas do Diretor de Conteúdo do Youtube, Eduardo Brandini

Ele também focou no mobile e falou na inclusão digital por conta da facilidade de acesso aos aparelhos.

  • O segredo do sucesso no Youtube é a autenticidade;
  • Seja um bom contador de histórias;
  • Seus fãs são sua força! O mais importante hoje é a audiência.
  • De cada dez celebridades hoje no Brasil, para o público jovem, cinco são Youtubers.
  • A maior parte da audiência do Youtube é por celular, por isso pense como o conteúdo ficará no tamanho de tela desse aparelho.

Dicas do Gerente de Comunicação do Facebook para o Brasil, Bruno Rossini.

Adivinha??? Mais mobile!

  • Usar a ferramenta Live para transmitir bastidores de eventos;
  • Crie expectativa nas pessoas;
  • Crie artigos rápidos e interativos usando o Instant Article.

Dicas do Vice- Presidente de Estratégia Criativa da Agência Ideal H+K Bruno D’Angelo.

  • O consumo de mídia mudou. 98% dos brasileiros na internet, estão nas redes sociais;
  • Acabaram os intermediários, todos geram conteúdo;
  • Quanto mais a tecnologia avança mais conectadas ficam as pessoas.

Ele reforçou o que o Presidente e CEO da Volkswagen do Brasil, David Powels disse na abertura do evento. “Dinâmica também é a Comunicação, que se torna a cada dia mais digitalizada. A digitalização, como um todo, é um tema estratégico para a Volkswagen. Queremos oferecer uma experiência diferenciada em nossos canais digitais e em nossa rede de concessionárias”.

Minhas dicas…

  • Mantenha o foco naquilo que tem mais afinidade. Se forem textos, escreva, se forem vídeos, filme.
  • Compartilhe em suas redes sociais o conteúdo produzido e publicado nos canais do seu veículo.
  • Interaja com os fãs. Se é rede social, socialize.
  • Esteja pronto para receber críticas.
  • Leia o material produzido pelo Google, Facebook/Instagram, Youtube. As melhores práticas você encontra nos canais próprios.
  • Informe-se sobre quem são os influenciadores digitais e familiarize-se com o conteúdo deles. Por mais fútil, inútil que possa lhe parecer. Observe os detalhes.
  • Se não sabe mexer nas ferramentas, faça cursos. Aprenda!
  • Exija uma boa conexão de internet de quem estiver promovendo o evento. Isso garante a qualidade do seu serviço. (Se você vai reclamar de algo, reclame daquilo que pode realmente comprometer seu trabalho).
  • Não seja apenas um nome por trás do artigo, torne-se conhecido.

E não adianta chorar, espernear, dizer que a qualidade do material que você produz é melhor do que o dos jovens influenciadores digitais, em função da sua formação porque a internet é um espaço democrático, aberto para que qualquer pessoa possa fazer publicações, seja por meio de textos, imagens, áudio ou vídeo. Tomou nota? Qualquer pessoa.

Ah! Você deve estar pensando agora na credibilidade, moeda muito importante para um jornalista. Sim, continua sendo importante,  mas o que o jornalista chama de credibilidade, no mundo digital é conhecido por autoridade. Esse é o primeiro passo para quem quer se tornar um influenciador digital de um determinado nicho, nesse caso o automotivo. E não se cria autoridade sem se tornar conhecido.

Nessa altura do texto, já estou ouvindo os gritos indignados me perguntando se então ser jornalista não vale mais nada, se tudo que aprendeu virou lixo, se é para rasgar o diploma e alguns impropérios… Não foi isso que eu disse, nem tão pouco o time incrível de profissionais que falaram no evento, ser jornalista é o seu diferencial. É o que te faz ser diferente da entidade “qualquer pessoa”, mas para que você não vire o sapo dessa história, precisa pular da água antes que ela ferva.