O marketing digital, é uma realidade na vida das pessoas, ainda assim há empresas que resistem em usar as ferramentas disponíveis em suas ações de marketing e há também aquelas que, quando resolvem usar, metem os pés pelas mãos indo atrás de “tendências”, tentado fazer aquilo que ouviu o amigo dizer, que viu em um webinar da vida, que vai trazer resultado imediato. Assim como não existe almoço grátis, não existe marketing digital do tipo trago seu amor em sete dias. Resultados são fruto de muito trabalho e acima de tudo de uma base bem construída. Antes de sair por aí, correndo atrás da tal da tendência no marketing digital, investindo na veiculação de anúncios, na criação de aplicativos ou criando ações que você não domina, responda à pergunta: seu negócio tem o básico?

Sim, meu caro, o básico. O ponto central de tudo, por mais que alguns gurus digam que não, é o site do seu negócio. O site é o alicerce para qualquer ação de marketing digital e se você duvida disso informe-se um pouco sobre um conceito chamado ZMOT. Mas não é qualquer site desses express, ele precisa ser bem estruturado. Veja abaixo algumas dicas que não pode ficar de fora quando for fazer seu site.

marketing digital

Cinco itens que vão impactar diretamente no marketing digital do seu negócio e podem ter sido negligenciados por você.

  1. SEO – Search Engine Optimization: site otimizado para motores de busca.
  2. Responsivo: site que redimensiona em dispositivos móveis. Não fica cortado ou ilegível em tablets e celulares. Considere usar também AMP.
  3. Contato fácil de achar: as formas de contato devem ser visíveis e oferecerem mais de uma opção. Formulário é item obrigatório!
  4. Informações atualizadas: manter os produtos/serviços oferecidos atualizados, ilustradas com fotos, informações.
  5. Botões rede social: só colocar botões quando as redes sociais existirem e não esquecer os links. Por incrível que pareça tem site com botões de redes sociais que não existem ou que não podem ser clicados.

Há muito mais que um site pode oferecer, como captura de e-mail de prospects, vendas online, área restrita com informações exclusivas, mas se não tem o básico, pare o jogo e volte uma casa!

Existem muitos outros pontos importante para ter uma sólida base e fazer com que o marketing digital funcione para o seu negócio. Já escrevi aqui, por exemplo sobre a interação nas redes sociais.

Voltando para o começo, falando sobre o marketing digital ser uma realidade na vida das pessoas e considerando que a afirmação faça ou desapareça, não é exagero, finalizo alertando para que dedique um pouco do seu tempo para rever as estratégias de marketing digital do seu negócio. E antes de sair por aí desesperado, correndo atrás do que é tendência, construa suas estratégias de marketing a partir do digital e não ao contrário. Informe-se, planeje, faça pouco, mas faça direito.