Quem está enveredando pelos caminhos do marketing digital com certeza já ouviu falar em persona e na importância de tê-la bem definida na sua estratégia. O que muitas vezes fica confuso é diferenciar o que é persona do que é público alvo e é isso que vou explicar para você nesse texto.

Embora persona e público alvo tenham alguma similaridade, não são a mesma coisa, que isso fique claro desde já. Ambos servem para definir para quem está sendo feita a sua campanha, mas têm características bem diferentes. O público alvo é mais simples de definir e será usado quando queremos dar um tiro de canhão, bom exemplos são campanhas publicitárias veiculadas na TV em horário nobre, atingirão muita gente e uma parte dessas pessoas terá as características do seu público alvo. Já a persona é mais parecida com um tiro de sniper, você irá escolher exatamente quem quer atingir e os meios digitais fornecem os subsídios para conseguir essa façanha.

O que é persona

Persona é a representação do seu cliente ideal. Um personagem criado a partir de informações reais sobre clientes ou prospects que englobam, além de características demográficas e sócio-econômicas, as características comportamentais (motivações, objetivos, preocupações, desejos etc).

E a melhor forma de criar a persona para seu negócio é por meio de pesquisa que pode usar como ponto de partida sua base de clientes, o comportamento das pessoas no seu site ou redes sociais.

Diferença em persona e público alvo

Público alvo

  • Definição ampla
  • Não fala sobre hábitos
  • Não se refere a alguém específico
  • Pessoas que podem querer o seu produto

Mães em 25 e 35 anos, trabalham fora, sem tempo para cuidar do corpo, renda mensal entre 3 mil e 10 mil mensais.

Persona

  • Definição específica
  • Detalhes sobre hábitos e trabalho
  • Personagem específico
  • Consumidor ideal

Carolina, 30 anos, casada, mãe de dois filhos em idade pre-escolar. Trabalha como secretária em um escritório oito horas por dia, tem carro, leva e pega as crianças na escola. Cuida dos afazeres domésticos, não tem empregada. Está insatisfeita com o corpo, tem pouco tempo para cuidar de si.

Porque criar uma persona

Perceba que quando trabalhamos com a persona fica muito mais fácil criar estratégias que atendam exatamente seus anseios, resolvam seus problemas, atinja de forma certeira a sua dor. Desta forma alcançamos melhores resultados com nossas campanhas.

Imagine tentar vender aquecedor elétrico para alguém que more na região nordeste ou pior carne para vegetarianos. Criando a persona isso não irá acontecer. A persona permite que a mensagem certa chegue até a pessoa certa.

Em um próximo post vamos explicar passo a passo como criar uma persona. Aguardem!