A empresa X já passou os 50 milhões de seguidores, a empresa Y conquistou 2 milhões de seguidores em apenas um dia. Isso é bom ou é ruim?

seguidores

Como quase tudo nessa vida a resposta é: depende. Nas redes sociais o mais importante é o engajamento, já tratamos sobre o assunto aqui no blog da InterConectada no post Esse tal de engajamento, e como vimos sem ele a rede social perde a função de ser social.

Não adianta ter uma base enorme de pessoas que seguem sua marca no Twitter ou curtem a página no Facebook e não haver interação com aquilo que você publica, por isso é preciso planejar muito bem antes de criar uma estratégia para atrair mais pessoas para suas redes sociais. A ideia de que quanto mais, melhor, pode não funcionar.

Quanto é uma boa quantidade de seguidores nas redes sociais?

Esse valor vai depender do segmento e do público alvo. Para marcas de varejo, que produzem em grande escala e com penetração nacional, ter uma grande quantidade de seguidores em suas redes sociais é relevante. A ideia aqui é quase a mesma de se fazer uma campanha na TV: atingir o maior número possível de pessoas. O que não significa esquecer do engajamento.
E no caso de uma empresa pequena com alcance local, como uma lanchonete, uma academia ou uma escola de educação infantil? Uma base com 300, 600, 1000 seguidores pode ser excelente. Mesmo para uma empresa que venda produtos para todo o país, se o seu planejamento estratégico não contempla o aumento significativo da produção, fazer a base de seguidores nas redes sociais crescer vertiginosamente pode ser um tiro no pé.
Fazer a base de seguidores crescer muito e em pouco tempo, na maioria das vezes, envolve um custo adicional, seja com o investimento em publicidade dentro da própria rede, como no caso do Facebook, seja com promoções ou desenvolvimento de aplicativos. O que você precisa se perguntar é: vale a pena?
É fato que essas estratégias são excelentes para aumentar a sua base, mas uma vez que isso ocorra irá trazer resultados significativos? Em outras palavras esses novos seguidores irão se converter em vendas?
Essa é uma pergunta que não temos como responder, mas podemos ajudar dando dicas de como fazer para crescer a sua base de seguidores sem perder em qualidade, sem perder engajamento.

Cinco dicas para aliar quantidade e qualidade de seguidores na sua base

  1. Faça um planejamento. Como vai crescer, quanto pretende investir etc.
  2. Teste formatos, mas seja coerente com o que publica;
  3. Crie ações que atraiam o seu público alvo. Por exemplo, ações com conotação erótica/sensual costumam atrair uma grande quantidade de pessoas, mas trarão um público que não irá se engajar se sua empresa vende produtos para bebês!
  4. Preste atenção nos modismos e surfe a onda;
  5. Quando fizer anúncios tenha um cuidado especial com a segmentação.
Se você não quer ter todo esse trabalho mas quer garantir ótimos resultados, contrate alguém para cuidar das redes sociais ou opte pelo serviço de uma empresa especializada.

Nós da InterConectada temos a solução sob medida para o seu negócio. Fazemos gestão de conteúdo, planejamento e monitoramento em mídias sociais, ações promocionais, SAC e gestão de crises. Também oferecemos a consultoria e treinamento para a sua equipe usar as mídias sociais de maneira eficiente.

Entre em contato conosco, teremos prazer em apresentar nossas soluções para o seu negócio. Agende uma visita!