A essa altura, a maioria das empresas já entendeu que o conteúdo publicado na rede social é fator determinante no engajamento. Percebo que a cada dia é menor o número de empresas que olha apenas para o próprio umbigo, a maioria entrega um conteúdo rico e relevante para o seu público. No entanto ainda sinto falta da interação. Se a rede é social, tem que socializar!
Uma empresa que aposta todas as fichas apenas na gestão de conteúdo, transforma a rede social em um mural de informações e acaba perdendo força com isso. O conteúdo tem o objetivo de despertar o interesse das pessoas em um universo enorme de informações que chega até ela por diversos meios. E o que acontece depois? Depois é preciso dialogar, é isso que torna a rede social, social.
E como socializar?
Observe o comportamento das pessoas nas redes sociais ou o seu próprio comportamento. Quando o assunto é relevante, muitas vezes estabelecemos uma espécie de conversa (às vezes discussão!), tal e qual aconteceria em uma mesa de bar.
Gilberto Freire define socialização assim: “É a condição do indivíduo (biológico) desenvolvido, dentro da organização social e da cultura, em pessoa ou homem social, pela aquisição de status ou situação, desenvolvidos como membro de um grupo ou de vários grupos.”
Ao curtir uma página no Facebook ou seguir uma empresa, seja no Twitter ou no Instagram esse indivíduo passa a fazer parte daquele grupo e busca o contato social, portanto para conseguir socializar a empresa precisa se “transformar em uma pessoa”. Quanto mais personificada for, melhor será a interação entre a empresa e as pessoas que escolheram fazer parte daquela rede.
Temos bons exemplos espalhados por aí de como socializar, mas o Pinguim do Ponto Frio, na minha opinião, é o melhor deles! Perceba que nesse caso a estratégia usada foi criar um personagem. Então as pessoas não falam com a empresa Ponto Frio, mas com a “pessoa” Pinguim. Sua empresa não precisa adotar uma estratégia semelhante, mesmo porque, não seria nada simples de fazer. Mas pode observar como se dá a interação e tentar aprender com eles, como se faz.
Quando seu fã ou seguidor interage com sua empresa pelas redes sociais ele espera ser correspondido. Lembra da mesa de bar? As pessoas gostam de ter atenção e quando isso acontece, a mágica se faz.
Ao realizar o monitoramento das redes sociais a maioria das empresas se limitam a interagir com o fã ou seguidor apenas quando surge uma dúvida, quando existe uma pergunta. E ainda assim, em grande parte das vezes, demoram para responder. Essa é uma forma limitada de fazer o monitoramento, ela deixa de aproveitar a chance de fazer contato com inúmeras pessoas que estão ali tentando um diálogo.
Quando uma empresa opta por participar de uma rede social, independente se o objetivo é comercial ou de consolidação da marca, precisa ficar atenta à relação entre a quantidade de fãs/seguidores e o percentual de engajamento. O que aumenta a quantidade de seguidores é o conteúdo, seja orgânico ou publicitário, e o que melhora engajamento, além do conteudo relevante é o contato social.
Cinco dicas de como socializar
- Responda o quanto antes à todas as perguntas feitas. Se for demorar a conseguir uma resposta definitiva, diga vai buscar a informação e retornará em breve, mas não deixe de responder.
- Se a empresa tem funcionamento aos fins de semana convém ter alguém de plantão para atender nas redes sociais. Ou então deixar claro qual é o horário de atendimento.
- Se possivel responda à todos os comentários. Se forem muitos, vale a pena fazer um agradecimento geral, assim as pessoas saberão que não estão falando com as paredes e se sentirão incetivadas a participar novamente.
- Sempre que puder aproveite o comentário de alguém para gerar outros comentários. Por exemplo, perguntando se “alguém tem opinião igual ao fulano?”.
- Crie conteúdos que estimulem a participação e participe também!
Mesmo que estejemos vivendo em plena era digital o que está por trás das máquinas ainda são pessoas. Que devem ser tratadas como tal.