É oficial e válido no mundo todo: acabou regra dos 20% de texto nos anúncios do Facebook. As imagens usadas nos anúncios do Facebook não eram aprovadas quando continham mais do que 20% de texto. Criaram uma ferramenta de grid para checar se os anúncios estavam em conformidade com as regras e facilitar a vida de anunciantes e agências, mas agora a preocupação acabou. Pelo menos em parte.

A preferência é que as imagens dos anúncios continuem com pouco texto para tornar a experiência dos usuários mais agradável e por isso quanto mais texto no anúncio, menor será o seu alcance e maior o seu custo. É basicamente dessa forma que irá funcionar, sendo assim a quantidade de texto nos anúncios foi dividida em quatro categorias:

  1. Ok
  2. Low
  3. Medium
  4. High

Enquanto escrevo esse texto a página das políticas de publicações do Facebook em português ainda não tinha sido atualizada, então busquei as informações nos blogs de agências digitais no exterior para que você possa entender melhor como irá funcionar.

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Nova regra de textos nos anúncios do Facebook

Anúncio OK

Imagens com pouco ou nenhum texto são as preferidas e não sofrerão mudanças no alcance. Essa pequena imagem pode ser por exemplo o logotipo da empresa.

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Esses são outros exemplos. Textos que aparecem na própria imagem continuam liberados, assim como pequenos textos que ocupam pouquíssimo espaço.

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Anúncio Low

Post com textos no equivalente a uma linha inteira do grid, mais um quadradinho, o alcance começa a ser comprometido. (cerca de 24% de texto)

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Esses são outros exemplos para ilustrar essa categoria, na qual uma quantidade pequena de texto sobrepõe a imagem.

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Anúncio Medium

Post com textos em uma linha inteira e mais 3 quadradinhos no grid , o alcance será muito comprometido. (cerca de 32% de texto).

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Esses são outros exemplos para ilustrar essa categoria, na qual uma quantidade razoável de texto sobrepõe a imagem.

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Anúncio High

Post com textos em mais da metade da imagem. Poucas pessoas verão o anúncio (mais de 60% de texto). Mesmo nessa condição seu anúncio não será recusado, mas a entrega ficará bastante prejudicada.

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Esses são outros exemplos para ilustrar essa categoria, na qual o texto ocupa quase toda a imagem.

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Algumas exceções

Em alguns casos as regras não se aplicam e o texto fica liberado

  • Cartazes de filmes
  • Capas de livros
  • Capas de discos
  • Imagens dos produtos: Quando um produto inteiro pode ser visto, e não apenas um zoom na imagem do produto
  • Cartazes para concertos / festivais de música, shows de comédia ou eventos esportivos
  • Empresas com base em texto: caligrafia, desenhos animados / quadrinhos, etc.
  • App e jogos screenshots
  • Avisos legais
  • Infográfico

Nossa opinião sobre a mudança

Muitas pessoas estão contentes com a mudança, mas o Facebook fez testes que indicam que os usuários não reagem bem à anúncios com texto nas imagens. Isso significa que se você passar a ignorar aquela regra inicial dos 20% de texto, além de ter seu alcance diminuído, gastar mais, poderá despertar menos interesse do público.

A principal vantagem que vejo nessa mudança é a possibilidade de publicar aqueles anúncios que por vezes era rejeitado por uma quantidade de texto ligeiramente a mais do que era o permitido. Ainda assim vale a pena fazer as contas para verificar ser realmente a diminuição na entrega e o aumento no custo compensam esse texto a mais.

Assim tente concentrar a seus anúncios entre a categoria Ok e Low, pois as outras duas provavelmente não valerão o esforço.