Uma das reclamações mais comuns que ouço quando somos procurados para cuidar das redes sociais de uma empresa são resultados abaixo da expectativa. Uma boa parte desse problema se deve a erros comuns, que se repetem.

É possível melhorar o resultado nas redes sociais fazendo pequenos ajustes na página ou perfil, por isso fiz alguns comentários que podem ajudar nessa tarefa.

redes sociais

Como melhorar as redes sociais da sua empresa

Identidade visual.

Criar uma identidade visual para as redes sociais que esteja de acordo com as demais formas de comunicação da empresa facilita a imediata identificação pelo cliente de que a publicação é da sua empresa. Para aqueles que ainda não conhecem a sua marca, também funciona como um fator facilitador para o reconhecimento futuro. Bons exemplos são marcas como Itaú ou Coca-Cola, observe a página do Facebook dessas empresas.

O uso predominante das cores da empresa é fundamental. Aplique o logo sobre as imagens de forma discreta, mas que fique visível. Ter um padrão para comunicados, facilita o entendimento de que se trata de informação relevante.

Tamanho das imagens

Cuidado para que as imagens publicadas não fiquem cortadas. Cada rede social tem um tamanho ideal, redimensione as suas imagens, lembrando sempre que é possível diminuir, mas ao aumentar, perde-se qualidade.

Conteúdo humanizado

Humanize o conteúdo usando uma linguagem mais próxima do seu público alvo. Uma atitude simples, mas que pode gerar mais conversas e aumentar o engajamento.

Interaja

Uma rede social na qual não há interação, está morta! Morre pela falta de engajamento. Se a “rede é social” tem que socializar! É um caminho de mão dupla.

Olhar apenas para o próprio umbigo

Tem coisa mais chata do que tentar manter um diálogo com alguém que fala só de si? Imagine as redes sociais como uma grade mesa de um bar, para ser divertido e agradável todos devem falar um pouco e os assuntos precisam ser variados. Tenha sempre essa ideia em mente.

Portanto, atenção ao conteúdo, fale sobre sua empresa, seus produtos e serviços, mas aborde também temas que possam interessar seu público, coloque uma pitada de humor, dê dicas que possam ser úteis etc. A recomendação são 20% de falando de si e 80% de conteúdos que podem gerar valor para o usuário (Esses têm grandes chances de gerar engajamento – compartilhamentos, curtidas ou comentários).

Quantidade de publicações

Não existe uma regra. O fato é que fazer poucas publicações pode dispersar seu público e muitas pode ficar chato. Faça testes para encontrar o que é melhor para sua empresa. Varie o tipo de publicação e o horário a fim de atingir públicos diferentes.

Aproveite as ondas

Aproveitar uma onda nas redes sociais pode dar muito certo e gerar engajamento, mas também pode causar um problema e desencadear uma crise, por isso cuidado.

Posso citar como exemplo, se envolver em uma causa relacionada à alguma tragédia. Lembre-se que não estamos falando do seu perfil mas do seu negócio. Usar uma desgraça para angariar likes é péssimo! Mas se vai se engajar na causa para fazer arrecadação de alimentos, por exemplo, pode ser válido.

Publicar a todo custo

Sem planejamento, além de ficar perdido, chegará um momento em que irá publicar qualquer coisa por não saber o que fazer. Planeje o que irá publicar, como e quando fará a publicação. Aproveite para criar expectativas sobre as publicações seguintes.

Polêmicas

Temas polêmicos podem gerar engajamento, mas muitos problemas também. Atenção com: política, futebol, religião, raça, gênero, identidade etc. A linha entre o que é e não é considerado politicamente correto é muito tênue. O que para você é uma brincadeira, pode soar ofensivo e dependendo do caso ser considerado crime.

Esteja preparado para críticas

As redes sociais estão longe de ser um mundo cor de rosa. Pessoas que tiverem problemas com seu negócio, não pensarão duas vezes para colocar a boca no trombone das redes sociais. Tendo ou não razão vão reclamar e a pior coisa que você pode fazer é bater boca.

Nesses casos chame para uma conversa privada. A recomendação é não apagar a publicação, mas se for possível deixe oculto, sendo visível apenas para os amigos de quem publicou. Contra palavrões, use filtros previamente configurados. E o mais importante: resolva o problema.

Outros erros frequentes nas redes sociais

Em uma outra publicação, usamos da ironia para mostrar dando dez dicas para bombar nas redes sociais, só que não! Algumas estão descritas acima, algumas são engraçadas, e todas podem atrapalhar bastante o seu trabalho nas redes sociais.

Verifique cada um dos itens e certifique-se de que está fazendo as coisas de forma certa. Qualquer dúvida escreva para mim, terei prazer em ajudar.