Facebook anunciou hoje que vai penalizar páginas que usam iscas de engajamento para aproveitar o algoritmo e conseguir um alcance maior de suas publicações. A decisão foi baseada no pedido dos usuários que consideram esse tipo de publicação como spam.
As equipes do Facebook revisaram e categorizaram centenas de milhares de postagens para criar um modelo  de aprendizado capaz de ensinar  a máquina a detectar diferentes tipos de iscas de engajamento. As publicações que usam essa tática serão mostrados menos no News Feed tanto de pessoas, quanto de páginas.

O que são iscas de engajamento

Uma das variáveis do edge rank, o algoritmo do Facebook, é o peso das interações. Quanto mais elaborada for a interação, quanto mais trabalho der ao usuário para interagir, maior o peso. Desta forma comentários tem mais peso do que compartilhamentos, que por sua vez tem mais peso do que as reações. As próprias reações também tem peso entre si, sendo o like menor que os outros, pois as pessoas estão acostumadas a dar likes automaticamente.

Iscas de engajamento são táticas usadas para estimular que o usuário interaja com o a publicação. Veja nos exemplos abaixo os tipos de publicação que você não deve fazer, de acordo com o Facebook.

Isca de voto

Usar as reações para fazer uma votação.

“Vote nos seu objetivo para 2018

  • Uau para ficar em forma
  • Amo para encontrar um amor
  • Haha para conseguir uma promoção
  • Like para mudar de cidade”

iscas de engajamento voto

Isca de reação

Pedir por reação na publicação.

“Curta se você é de Áries…”

Isca de compartilhamento

Pedir para compartilhar com os amigos.

“Compartilhe com 10 amigos…”

Isca de marcação (isca de tag)

Pedir para marcar os amigos.

“Quem é a garota misteriosa? Marque os amigos…”

iscas de engajamento marcação

Isca de comentários

Pedir para comentar.

“Comente SIM se você ama rock…”

Facebook vai penalizar páginas que usam iscas de engajamento

O que não será penalizado

Publicações que pedem ajuda, conselho ou recomendações das pessoas, como por exemplo de crianças desaparecidas, não serão penalizadas.

“Ajude a encontrar essa criança, compartilhe o post com seus amigos”

Ou ainda aquelas que pedem dinheiro por alguma causa, dicas de viagem, também não serão afetadas.

Como vai funcionar

Em um primeiro  momento o Facebook irá mostrar menos as publicações que usarem iscas de engajamento, diminuindo o alcance dessas publicações, dando tempo para que os editores das páginas se habituem. Logo em seguida, já nas próximas semanas, as páginas que insistirem nesse tipo de publicação serão mais afetadas, incluindo aquelas que compartilham publicações que usam iscas de engajamento.

A recomendação é para que sejam feitas publicações relevantes, e que não usem iscas de engajamento.

Clique aqui para ler a notícia (em inglês) no blog do Facebook.

Clique aqui para ler as diretrizes do Publisher do Feed de Notícias do Facebook.